Postura de vida vs Hostilidade do meio ambiente
Diante dos últimos fatos ocorridos no mundo e aqui no Brasil, as pessoas vêm se questionando sobre o que vai acontecer daqui para frente ou até mesmo o que nos falta acontecer. Sem dúvida nenhuma passamos por um período de grandes transformações que envolvem um “repensar” de atitudes e valores já desgastados pelo tempo e que mantemos em nossas vidas por uma questão de comodidade.
Toda possibilidade de mudança externa nos remete a um espaço turbulento dentro de nós. Isso porque a mudança implica em perdas, incertezas, inseguranças e o confronto com o desconhecido. Porém por outro lado, nos abre a possibilidade de novos recomeços.Esse recomeço na qual me refiro, está dentro de cada um de nós. Muitas vezes, nos sentimos impotentes diante de tanta barbaridade externa, mas não paramos para avaliar quantas barbaridades fazemos conosco mesmo.
Deixamos de prestar atenção naquilo que pensamos, sentimos, queremos e desejamos da vida.Começamos a travar uma guerra interna e silenciosa na qual não sabemos quem é o nosso principal inimigo. E pasmem, nosso principal inimigo somos nós mesmos!!! Que loucura!!!! Pois é.... na medida em que eu não me favoreço e deixo de atentar para aquilo que quero, estou cometendo meu primeiro ato de injustiça e o pior deles: não me levo em consideração, me abandono, me rejeito em função das necessidades dos outros. Os acontecimentos externos só acabam reforçando essa postura que nós já temos e nos sentimos mobilizados e atacados também.
Devemos entender que dentro de nós existe um grande poder, que pode ser cultivado e ampliado. Porém, precisa necessariamente estar fortemente em sincronia com aquilo que mais acreditamos na vida. Vocês podem estar se questionando: ... é mas “uma andorinha sozinha não faz verão”.... Mas, na medida em que os seres humanos vão evoluindo e expandindo essa consciência de luz, a energia cresce e pouco a pouco a qualidade dela também se transforma dando lugar para algo mais criativo, amoroso e construtivo. Quanto mais tempo você permanecer nesse estado de espírito, mais a sincronicidade se intensificará. E se você mantiver elevada a sua energia, essa postura tornará a sua atitude prevalecente em sua vida.
Um campo para pensamentos positivos não dá guarida para o medo.
Abraços.
Rosemeire Trindade Menoita
Psicóloga Clínica