top of page

Escolhas conscientes: Sinal de maturidade

Muitos de nós estamos tão ocupados com os afazeres do dia a dia, tão sobrecarregados, e, portanto, tão espiritualmente adormecidos que passamos a nos mover de forma pouco verdadeira e quase de maneira robotizada. Você é um deles?

Levanta apressado, toma o café da manhã (se é que toma!), corre para o trabalho, trabalha o dia inteiro, volta para a casa, come, assiste T.V. (sem selecionar os programas que você vê) e vai para a cama.

Todas essas atividades exigem de você grande movimentação, porém nesse caso, você pode passar o dia todo como se estivesse dormindo, sem saber o porquê está seguindo dessa forma essa rotina e sem saber quais são os seus sentimentos com relação a elas.

Pode ser ainda que você gaste todo o seu tempo dando atenção aos outros: seu patrão, seus clientes, seus filhos, seus amigos, seu parceiro (a), etc... O tempo que você dedica a você fica esquecido.

Se não temos consciência dos nossos objetivos, se não percebemos o que estamos fazendo ou por que estamos fazendo, nos colocamos diante da postura "a margem de" e isto nos faz colocar coisas menos importantes em primeiro lugar e preterir as prioritárias.

Pronto, está feita a confusão interna! E o que é pior, não podemos responsabilizar ninguém pela nossa escala de prioridades. Suas escolhas são de responsabilidade exclusivamente sua!! E a vida vai de colocar onde você se põe!

Cuidado então onde você se coloca. Se você é daqueles que vestiu a "fantasia de super-homem ou super- mulher" a vida lhe trará grandes problemas e sabe que você resolverá todos, pois afinal de contas, você é o homem perfeito ou a mulher perfeita, sem defeitos de fabricação, passou por todos os controles de qualidade. Aliás, quando o mundo acabar, você será eleito (a) a espécie mais evoluída de ser humano! É aí que quer estar?

Bem, talvez você prefira se vestir de "mártir" e ajudar, ajudar, ajudar, ajudar, .....trilhões de pessoas, só que no final acaba doente! E a vida lhe mostrará que você ajudou tanta gente, porém esqueceu-se da pessoa mais preciosa para você: VOCÊ!

Gente vamos parar com a filosofia do bom samaritano só para ser reconhecido pelos outros. Você pode ajudar, sim! E muito! Só que a sua base tem que ser você. Eu gosto muito de uma frase que utilizo em meus cursos: "Primeiro eu e o que me alimenta, depois uma pausa para refletir e aí sim a alimentação dos outros".

Significa que você precisa estar nutrido em todos os sentidos (de amor, carinho, bem de saúde, descansado, com bom conceito de sua auto-imagem,etc) para você ajudar alguém. Só assim,as pessoas irão verdadeiramente acreditar no que você diz.E a conta é simples, você iria a um cabeleireiro onde seu próprio cabelo estivesse danificado, ou a um médico muito acima do peso sendo sua especialização em dietas e regimes ou ainda a um dentista com um sorriso feio? Ou você acredita no velho ditado: "Casa de ferreiro, espeto é de pau"!

Você é seu cartão de visita! Cuide-se com amor e carinho, depois transborde essa energia para todo universo.

Um abraço,

Rosemeire Trindade Menoita

Psicóloga Clínica

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page